Historia da House Music

como tudo começou.gif
frankie-knuckles-01-lg.jpg

Todo mundo sabe que nos anos 70 a Disco Music estava no seu auge. Mas algumas pessoas dizem que na década seguinte, a Disco acabou. Bem, a verdade é que a Disco não acabou. Apenas se deformou em vários sub-gêneros.Dessa deformação surgiu a House que é o segmento da cultura Disco do início dos anos 80 em Chicago. O seu maior colaborador foi Frankie Knuckles que é considerado o criador da house. Depois que a Disco se tornasse popular, alguns DJs populares alteraram a música para ficar menos pop. A batida ficou mais mecânica e os graves ficaram mais fundos, enquanto elementos eletrônicos, Latin Soul, Dub Reggae, Rap, Jazz que foram colocados em cima daquela nova batida 4/4 "insistente". O nome "House" traz uma pergunta: por que esse nome??? Veja bem,alguns dizem que o termo vem de uma discoteca chamada "Warehouse", onde se tocava exclusivamente este estilo.Já outros defendem a idéia que esta música era tocada em festas feitas em galpões abandonados (warehouse = galpão). Mas nenhuma das duas idéias estão comprovadas. Geralmente, a música house era puramente instrumental e quando havia os vocais, eram de mulheres que freqüentemente cantavam melodias sem palavras chamadas wordless.

A evolução da House Music faziam os ritmos ficarem mais frenéticos , repetitivos e alucinantes.Seu logotipo é a famosa carinha do Smiley inventado por DJ Pierre como tema do "Acid Tracks".No final dos anos 80, o House tinha fugido de clubes underground em cidades como Chicago, Nova Iorque, e Londres, e tinha começado sair pra mídia particularmente na Inglaterra e Europa e em toda a parte depois debaixo das asas de de artistas como C+C Music Factory e Madonna. Ao mesmo tempo, a House que estava quebrando no quadro pop, também estava se dividindo em vários sub-gêneros como, Hip-house, Ambient House e o mais significativo, o Acid House.Durante os anos 90, o House deixou de ser a música dance de maior sucesso, contudo permaneceu popular em clubes ao longo da Europa e América.

toca_20discos.jpg

Mas nesse novo milênio, uma nova onda de artistas de House progressivo voltam a aperecer. Isso inclui Daft Punk, Basement Jaxx e 808 State que voltaram a moda house com trabalhos merecedores de divulgação. Alguns artistas de House são Black Box, Opus III, Deee-Lite!, Ten City, Robin S., etc...Acid House Estilo de música dance que surgiu da house e se espalhou por todo mundo.A Acid House teve sua primeira aparição no meio dos anos 80, num trabalho chamado "Acid Trax", feito pelos produtores de Chicago DJ Pierre, Adonis, Farley Jackmaster Funk e Phuture (esse último que levou o nome na música que virou clássico).O Acid House é a mistura de elementos da house (que já estava arrebentando em Chicago e Nova Iorque) com o som pesado e graves fundos do sintetizador Roland TB-303. Esse estilo era exclusivamente um fenômeno de Chicago, mas rapidamente os singles cruzaram o Atlântico e a Acid House assumiu o controle nas festas em Londres em 1987. Então a partir daí, a Acid House ficou conhecida e saiu para o popular em 1988.

festa_discoteca_globo.jpg